Métodos para permanecer fresco na bicicleta



Agora que o calor parece ter vindo de vez e atinge habitualmente >26ºC, andar de bicicleta poderá parecer masoquismo. Afinal, porquê trocar o ar condicionado silencioso e altamente gelado do carro pelo calor tórrido e provavelmente prejudicial da bicicleta. Para lá do calor, ainda poderás estar sujeito aos raios UV quando decidir pedalar com calções e manga curta. No entanto, podemos sempre minimizar o desconforto e limitar os perigos da exposição ao Sol.

Usa roupa que deixe transpirar
Algodão, lã e seda não são apropriados para este tempo. Ao transpirares, o algodão absorve essa transpiração, que vai ocupar os poros do tecido. Quando isto acontece, diz-se que o tecido fica saturado e ficas assim com um tecido molhado em contacto com o corpo que não deixa transpirar. O ideal é usares um tecido que seque rapidamente, para que assim a transpiração possa acontecer constantemente e o suor evapore levando consigo o calor. Aquelas jerseys usadas pelos ciclistas profissionais (e muitos amadores) são boas num processo chamado wicking, que leva a humidade desde a camada junto à pele até outra mais à superfície da jersey.

Despejar água na cabeça
De vez em quando é benéfico despejar água na cabeça. Assim, consegues o efeito arrefecedor imediato da água no corpo. Por muito quente que esteja a água, o teu corpo estará sempre mais quente. Depois, à medida que a água vai evaporando, esta levará consigo calor.
O único cuidado tem a ver com a facilidade com que conseguirás re-encher as tuas botijas de água. Se for para escolher entre beber a água e despejá-la na cabeça, bebe-a.
Um truque muito bom para aumentar a frescura proporcionada pela água é usar um lenço na cabeça ou pescoço e ir molhando-o de vez em quando. Como o lenço absorve a água, esta irá levar mais tempo a evaporar, o que é benéfico. Existem radicais que enrolam um lenço no pescoço com gelo dentro. Isso é muita fruta para mim, mas tu podes tentar e depois dizer se resulta. Cá te espero.

Gela a água na noite anterior
Este truque é essencial para não beberes água choca, mais quente que o rabo de um hipopótamo na Savana. Na noite anterior à pedalada, basta colocares as tuas botijas de água no congelador. O único problema é que não conseguirás beber por algumas horas até a água degelar. Se isso for impedimento inaceitável para ti, poderás encher apenas metade da botija e posicioná-la na horizontal no congelador. Assim, poderás sempre beber a água.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigado por comentares. Spam ou ofensas serão apagadas